O monge - 01

O velho monge sentado em seu canto meditava quando um jovem se aproximou dele e perguntou apressadamente.
- Mestre, tenho feito tudo que é certo, mas minha vida não caminha, a cada passo que dou parece que outros mil se põe a minha frente, e depois de tudo que já fiz nessa vida estou cansado de mais para continuar. As vezes penso em desistir de tudo e não fazer absolutamente nada.
O mestre levantou os olhos e disse ao jovem.
- Esta no caminho certo, não fazer nada é uma boa escolha.
O jovem saiu, e voltou a sua vida, seguindo o conselho que o monge o deu passou a fazer nada, dia após dia apenas via o sol nascer, comia e bebia o que tinha, e por um tempo ele foi feliz, mas com o tempo os ramos começaram a tapar sua janela, a comida ficou escassa, a água amarga, e suas roupas sujas. O jovem não entendia nada, após tanto esforço na curta vida fazendo tudo continuava infeliz ao não fazer nada, então voltou ao monge
-Mestre – disse ele- estou a tempos seguindo seu conselho, não fazendo nada, depois de ter feito tanta coisa para conseguir minha felicidade minha paz, mas agora não faço nada.
- E esta feliz ? – Perguntou o Velho monge.
- Inicialmente sim mestre, mas agora, me falta comida, água, e minhas roupas estão sujas, não tenho trabalho, minha esposa não me ama mais e os ramos das arvores agora tapam o nascer e o por do sol.
- Isso por que você não fez nada para evitar que eles tapassem seu sol, não buscou o amor de sua esposa, não lavou suas roupas, não buscou alimento, não trabalhou.
- Mas o senhor disse que eu estava no caminho certo, não fazendo nada.
- Eu disse que não fazer nada é uma ESCOLHA. Você a fez por sua vontade, agora esta infeliz?
- Sim, gostaria de ter minha esposa, minhas roupas limpas, minha vista, meu trabalho. Eu acho que tenho que fazer alguma coisa.
- Então você esta no caminho certo, Fazer alguma coisa é uma escolha, cabe você escolher qual delas vai tomar e quando vai tomar.
As vezes nos vemos em uma encruzilhada, sem saber que caminho tomar, podemos tomar qualquer um desde que escolhemos e aceitemos as conseqüências de nossas escolhas, estar feliz, ser feliz querer ser feliz, isso não importa, o importante é SER, então seja.

Comentários

Jaqueline disse…
Ei Brubs. Sorry, comentei q tinha 'largado' o baú no formspring, mas na verdade eu digitei o titulo do blog errado, aih acabei ñ axando. Palmas pra mim, realmente, mto esperta xp
Enfim, bom retomar a rotina de visitas por aki e deparar cm nvos textos tão bons cmo os anteriores. Que mts outros comentarios surjam e te motivem a continuar escrevendo, sempre! E claro, contribuirei cm os meus sempre q possivel. =]
Beijo

Postagens mais visitadas